sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Polêmica Zara


A gigante do vestuário Zara foi o assunto do dia nesta quarta-feira (17.08). A marca do grupo espanhol Inditex foi acusada de envolvimento com trabalho escravo no Brasil.
O fato veio à tona em reportagem de TV exibida na noite de terça-feira (16.08). As câmeras flagraram uma oficina de roupas terceirizada pela confecção contratada pela Zara em São Paulo; no lugar havia 16 trabalhadores em atividade, porém em condições completamente irregulares.
Não demorou para que as redes sociais começassem a exibir comentários sobre o caso no mesmo minuto em que a matéria ia ao ar. A hashtag #ZARA amanheceu em primeiro lugar nos TTs Brasil do Twitter (ranking de assuntos mais comentados), seguida pela #TrabalhoEscravo. As mensagens mais inflamadas incitam a um movimento de boicote à marca, ícone do fast fashion: a última tendência de moda a preços compráveis.
A empresa se pronunciou dizendo que o fato representa uma grave infração ao Código de Conduta para Fabricantes e Oficinas Externas da Inditex e que, portanto, exigiu que o fornecedor regularizasse a situação dos trabalhadores imediatamente. Mais: promete reforçar a fiscalização do sistema de produção no País.
Lamentável, né Zara?!?! O boicote é super válido!!! Merece uma lição!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário